sexta-feira, 17 de maio de 2013

Desapego



IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE "DESAPEGO TUMBLR"


Existe uma certa nostalgia em escrever sobre o desapego e também um certo pesar.
Desapegar não é apenas ir embora ou simplesmente esquecer, desapegar não é “só deixar pra lá”
Desapegar envolve amar alguém e ter que seguir em frente sozinho.
Desapegar é dolorido, porque dentro de nós ainda reside aquela esperança de que tudo pode ser resolvido, de que ainda vale a pena insistir de que ainda tem algo bom para persistir.
 Mas as vezes o que podemos fazer de melhor é ir, deixar pra lá e simplesmente viver, mas como sempre a teoria é uma coisa e a pratica é outra.
O processo de seguir em frente nunca é fácil nem rápido e envolve muito esforço de nós.
Primeiramente a gente se deixa cativar, abre a guarda, acolhe a pessoa, ama, se encanta, se envolve e aos poucos vamos dando espaço para o outro na nossa vida.
Cativamos e somos cativamos, amamos e esperamos ser amados, só que algumas vezes não dá certo, seja por brigas, seja pelo tempo ou simplesmente porque não era para dar certo, as coisas não saem como planejamos e ficamos com um buraco no peito e aquela sensação de que poderíamos ter feito alguma coisa.
Uns não gostam de encarar o fim e preferem ir adiando o inevitável até se acostumarem a mesma rotineira infelicidade com medo de dizer adeus e do que vem a seguir, outros ficam calados com receio, e outros acreditam que as coisas vão melhorar (mesmo sabendo lá no fundo que não vão)
É preciso ter coragem para se desapegar, para dizer adeus, muita coragem para recomeçar para se encarar e decidir que o melhor é seguir sozinha.
Vez por outra a culpa pode vir nos assombrar assim como os bons momentos e a saudade e toda aquela nostalgia de “como era bom” e “poderia ter sido”, vez por outra vem o arrependimento, as risadas soltas das lembranças e as lagrimas de tristeza e felicidade. São momentos e passam.
A arte de desapegar não consiste em esquecer, odiar a pessoa se vingar consiste em conseguir seguir adiante em paz e feliz e mesmo depois de tudo o que aconteceu, mesmo depois dos piores (e melhores) momentos saber que está tudo bem e se não tiver é apenas um momento e passa deixando as coisas boas e a ansiedade de que melhores (pessoas e momentos) estão por vir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário