domingo, 12 de fevereiro de 2012

Felicidade ....

Imagem retirada do site Google sob pesquisa "Praia Tumblr"






“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”


Assim disse o sábio Mahatma Gandhi, e acredito que por essa razão a nossa felicidade se torne algo tão indescritível e de certa forma difícil.
Andei refletindo muito sobre a felicidade esses dias, tentado encontrar respostas, tentando entender e observado as mais variadas opiniões sobre o assunto, não cheguei à conclusão nenhuma e por certo tempo me irritei, afinal, queria escrever sobre a felicidade, mas como eu poderia fazer se não conseguia achar um ponto comum?Como começaria esse texto?
Foi ai que percebi que eu passei muito tempo irritada comigo mesma por não conseguir achar a tal felicidade, que entendi que na maioria das vezes as pessoas passam tempo demais assim: Irritadas!
Aliás, comecei a notar que a maioria das pessoas, tem algum tipo de frustração, algum tipo de problema e muitas preocupações, o mês começa e já vem o desespero:
“-Será que vou conseguir pagar as contas?”
“-Será que vou conseguir estudar?”
“-Será que ele vai ligar pra mim?”
“-E agora?”
E seguimos assim, preocupados, estressados, culpando o tempo e lamentando as nossas perdas e quando temos algum tempo a gente recorda o passado e diz:
“-Nossa, como eu era feliz e não sabia...”
E seguimos assim, cada conquista, cada momento feliz, é substituído por inúmeros problemas e momentos tristes!
E isso é ruim, alguém uma vez me disse:
“-Que viemos ao mundo para ser feliz!”
Então onde está a felicidade?
Hoje acho que ela foi comprada, substituída pelo prazer, a sensação de comprar alguma coisa, a sensação de ter dinheiro, o prazer imediato... Quem não fica feliz quando ganha um presente?E quem depois de 5 minutos se sente infeliz com o presente?
Enfim, perdemos o caminho... Substituímos a felicidade pelo desejo, o temporário, a felicidade não tem a ver com o que possuímos tem a ver com o que somos, é o nosso estado interior que esbanja a felicidade
E por isso não somos felizes, por que colocamos preço em nossas almas, e com isso colocamos um preço no nosso sentimento, não temos tempo de viver o momento, cobramos, pedimos, suplicamos e por fim, compramos alguma coisa para nos sentir bem!
O desejo é insaciável, por que não estar satisfeito e sentir um enorme vazio faz parte da condição humana, pois não somos completos, mas buscamos o complemento nas coisas erradas
Felicidade tem a ver com tudo aquilo que não tem preço, tem a ver com uma tarde com seus amigos, tem a ver com rir dos seus problemas, tem a ver com cair, pagar micos, rir, chorar... Tem a ver com o nosso caminho.
Acredito que Mahatma Gandhi estava certo em dizer que a felicidade é o caminho, por que somos nos que trilhamos o nosso próprio caminho, são as nossas escolhas, as dúvidas, as certezas e a alegria constante de acordar e sorrir por nada, sorrir por ser feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário