sábado, 15 de junho de 2013

Protesto

IMAGEM RETIRADA DO GOOGLE " PROTESTO SP TUMBLR"

O Brasil tem essa mania de supervalorizar alguma coisa e isso é historicamente comprovado: desde os tempos da colonização somos sempre definidos como um país agrário exportador, como se apenas a exportação de produtos primários fosse suficiente.
Mas não é, a falta de diversidade e investimento nos diversos setores da sociedade nos qualificam com um país atrasado!
Hoje vai acontecer o jogo Brasil x Japão e logo mais a copa vem ai, mas isso sinceramente é algo muito deprimente e irrelevante. Pense bem, quais são os motivos para comemorar?
Tudo nesse país é absurdamente caro (a não ser que você seja filho de algum milionário), a educação é uma porcaria, a saúde idem, segurança nem é preciso comentar e por ai vai.
Qual o motivo de você ir torcer por um país que está todo quebrado?
Nenhum.
A mídia nos induz a acreditar que “está tudo certo!”, “os manifestantes são uns vândalos”, “as coisas vão melhorar” e por ai vai, mas a vida não é novela, você não pode simplesmente se desligar do mundo e achar que ta tudo certo porque não ta.
E você sabe que não ta!
 A mídia faz algo muito pior do que disseminar essas ideias: ela coloca medo em você!
Ela implanta um medo que silenciosamente vai te corrompendo, vai te convencendo que não vale a pena mudar, que o país não tem jeito e você nem percebe e quando percebe ignora o apelo da sua própria voz e continua seguindo sua vida indiferente.
Mas ai dentro, lá no fundo você sabe, você quer fazer a mudança acontecer porque nós somos os herdeiros daquelas pessoas que foram torturadas na ditadura para que hoje pudéssemos sair as ruas, nós somos a voz da minoria sempre menosprezada e ignorada, nós somos as lagrimas silenciosas que anseiam por mudança.
E toda essa raiva, toda essa fome de justiça não nasce do nada e não pode ser calada.
Então antes de criticar as pessoas que estão lá se manifestando olhe ao seu redor, analise a sua vida e se pergunte se está feliz se não se sente explorado trabalhando todo o dia para deixar mais da metade do seu salário em impostos. Se você acha certo ter de “fazer um sacrifício” para que seu filho tenha uma educação de qualidade sendo que a escola pública deveria oferecer isso gratuitamente, se está contente com o preço dos alimentos, se você acha normal ter que pagar mais de mil reais em algum produto que no exterior custa menos da metade, se você está contente com a segurança da sua cidade, se acha certo uma pessoa esperar anos e anos na cadeia sem ter o direito a defesa quando políticos e figuras “importantes” não vão para a cadeia, se você acha legal o governo gastar bilhões em estádios e não investir esse dinheiro em saúde e se concorda com o fato de que as universidades públicas que deveriam ser para o povo se tornaram reduto da elite.
Se concorda com tudo isso, parabéns porque está incluído em uma minoria covarde que se contenta em acreditar que nada pode ser feito e que o sistema é esse mesmo.
Mas se acha que tem alguma coisa errada nisso ai, não tenha medo, não se deixe intimidar.
Você não precisa ir às ruas para exercer mudança você só não pode ser conivente.
Cada um do seu jeito pode e DEVE fazer a diferença, cada um tem um dom, então use-o.
Não deixe de acreditar na sua capacidade de fazer mudança, o governo existe para servir o povo, políticos, deputados, senadores e afins não estão lá nos fazendo um favor estão fazendo (e muito mal por sinal) a OBRIGAÇÃO deles!
Não adianta creditar apenas aos governantes a culpa pelas misérias do nosso país, nós temos a nossa parcela de culpa e está mais do que na hora de toma-la para si de ter coragem de dizer não e parar com essa história de não lutar pelo outro caso alguém ainda não tenho percebido estamos nessa JUNTOS!
Somos todos parte de um todo a atitude de um estranho me afeta direta ou indireta.
Não haja como se o problema não fosse seu, porque ele é!
Sistemas caem e se renovam isso é histórico mas para que tudo mude é necessário ter coragem de abraçar a causa e ir à luta!





Um comentário:

  1. Falou tudo!

    Motivos pra comemorar essa copa do mundo, que nada mais é uma "maquiagem" no Brasil: pra tentar convencer os brasileiros e o exterior de que temos um país prospero, que está tudo bem...
    e quem tem culpa disso? Além da mídia que nos convence todos os dias de que nós não temos capacidade de mudar a situação atual; além do governo; NÓS! E eu, (e acho que todos que se importam) senti uma pontinha de esperança, quando vi os protestos em São Paulo: ví que as pessoas parecem ter criado ânimo pra lutar! Espero que essa seja a primeira de várias lutas!

    ResponderExcluir